Tratamentos

Endodontia

Conhecida como “desvitalização”, é um tratamento conservador e de última via para evitar uma possível extração do dente.

O que é?

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares. O espaço da polpa é limpo, preparado e preenchido por um material biocompatível para promover o selamento dos canais dentários e impedir, ou pelo menos dificultar, a entrada de bactérias.

Depois do dente ser desvitalizado deverá ser recuperado através de uma coroa, ou de qualquer outra restauração que permita adquirir a função perdida.

Quais as vantagens?

  •  É a última “solução” para salvar um dente severamente cariado
  • Mantém a estrutura do dente para receber a posterior reabilitação
  • Previne nova entrada de bactérias

Utilização de microscópio

A utilização de microscópio na consulta de endodontia tem por objectivo auxiliar os casos mais complexos que não conseguem ser resolvidos pela consulta de endodontia convencional.

Cuidados

O cuidado principal a ter é restaurar o dente o mais rapidamente possível para evitar a fratura da coroa e a contaminação do canal por microrganismos da saliva.

Outro cuidado a ter em conta é fazer o controlo clínico-radiográfico 6 meses após o tratamento e até ao desaparecimento da lesão.

Quando fazer?

  • Quando a polpa dentária apresentar uma inflamação irreversível, com dor espontânea (pulpite);
  • Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação, possíveis quistos ou abcessos;
  • Quando o dente se torna necessário como suporte para uma prótese fixa.