
Porque doem os maxilares?
Por Dr. João Amaral
Os maxilares são fundamentais para funções como falar, comer e sorrir - por isso, quando causam dor, o impacto na qualidade de vida é significativo. Mas afinal, porque doem os maxilares?
As causas mais comuns estão geralmente relacionadas com três grandes grupos:
Dor de origem dentária
Dor na gengiva
Dor da articulação temporomandibular (ATM)
Estas dores fazem parte da chamada dor orofacial (DOF), que engloba todas as estruturas da cavidade oral. Embora muitas vezes estejam ligadas a problemas dentários ou da ATM, em cerca de 30% dos casos, não é possível identificar uma causa clara.
Independentemente da origem, a inflamação é quase sempre o fator comum - uma resposta natural do corpo a uma agressão, que provoca dor, calor e inchaço.
As causas mais comuns são:
Dor de dentes
Geralmente causada por cáries ou fraturas que inflamam o nervo no interior do dente. Como está rodeado por tecido rígido, o inchaço gera uma dor intensa e persistente, que pode ser agravada por frio, calor ou pressão.
Dor gengival
Pode surgir devido a infeções ao redor do dente ou por gengivite. A gengiva fica inflamada, sensível e por vezes dolorosa ao toque.
Dor na articulação temporomandibular (ATM)
Quando os dentes não encaixam bem, a articulação pode ficar sobrecarregada, originando dor, estalidos ou sensação de deslocamento. Nestes casos, pode ser necessário o uso de aparelhos para corrigir o problema.
Estas dores podem ainda irradiar para outras zonas do corpo, como cabeça, ouvidos ou pescoço, devido à interligação das estruturas nervosas da face.
A boa notícia, segundo o Dr. João Amaral, é que na maioria dos casos, o tratamento é simples e eficaz. A avaliação por um médico dentista é essencial para identificar corretamente a origem da dor e evitar tratamentos desnecessários.