Implantologia
JÁ NÃO HÁ RAZÃO PARA NÃO TER DENTES FIXOS
SORRIA PARA SEMPRE!
IMPLANTES DENTÁRIOS NAS CLÍNICAS SANTA MADALENA
POSSIBILIDADE DE COLOCAÇÃO NO PRÓPRIO DIA
Cada dente tem uma função importante na saúde oral
Quando um dente se encontra em falta, os dentes saudáveis tendem a mudar a posição em direção ao espaço vazio devido à perda óssea, afetando a forma como os dentes superiores e inferiores se encontram. Isto pode afetar a forma como colocamos pressão sobre os dentes durante a mastigação e pode ter um impacto nos músculos e articulações envolventes, resultando em dor e várias outras situações como perda gengival, óssea e alteração da estrutura facial.
Os implantes são a melhor solução para substituir dentes perdidos
A Implantologia é a opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos fisiológicos, estéticos e de conforto.
Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas de cerâmica. No final, torna-se praticamente impossível distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal.
A implantologia permite a colocação de dentes de cerâmica, sendo utilizada em três casos diferentes:
- Implante unitário
- Ponte sobre Implantes
- Prótese Total sobra Implantes
A colocação dos implantes é feita com anestesia local, semelhante à que se utiliza para fazer qualquer outro tratamento dentário.
Testemunhos...
CSM – Porque decidiu fazer Implantes?
Pedro R.- Porque a falta de dentes, provoca uma série de inconvenientes, físicos e estéticos… para além de dificultar a mastigação, alteração do maxilar e os Implantes têm a vantagem de ser duradouros.
CSM – Como correu a cirurgia?
Pedro R. – Muito bem, sem dor.
CSM – E o pós-cirurgia?
Pedro R. – Só tive de ter cuidado quando mastigava, para não o fazer nas zonas tratadas, pois as gengivas estavam sensíveis.
CSM – Ficou satisfeito? Recomendaria?
Pedro R. – Muito satisfeito. Claro que recomendo.
______________________________________________________________________________________

CSM - Porque decidiu fazer implantes?
Manuel H. - Eu sou diabético e os meus dentes no maxilar de baixo junto à gengiva começaram a ficar finos e partiam-se.
CSM - Que limitações encontrava antes de colocar os implantes?
Manuel H. - As limitações eram muitas, dentes partidos, muitas falhas e não conseguia fazer nada.
CSM - A cirurgia foi muita complicada?
Manuel H. - Tive de fazer uma primeira cirurgia para extrair os poucos dentes que tinha e uma segunda para colocar os implantes.
CSM - Sentiu alguma dor?
Manuel H. - Não senti dor nenhuma. Inclusivé o Dr. disse-me que caso sentisse alguma dor que me dirigisse imediatamente á Clínica mas não tive dor alguma.
CSM - Foi tão caro quanto pensava?
Manuel H. - Foi dentro do limite. Foram-me apresentadas algumas soluções e eu escolhi aquela dentro das minhas possibilidades, além de que há facilidades de pagamento.
CSM - Face à sua experiência, teria feito há mais tempo?
Manuel H. - Sim sim, tinha feito há mais tempo.
CSM - Há muita diferença na sua vida?
Manuel H. - Agora é a 100%. Tive de voltar a aprender a comer e a falar mas com esta nova solução não há comparação!
CSM - O que achou do médico?
Manuel H. - Gostei imenso do médico e das assistentes.
Saber mais...
IMPLANTES DENTÁRIOS
por Dr. Bruno Conceição
Diretor Clínico Alverca Park
Pode explicar o que é um Implante Dentário?
O Implante dentário é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente ausente, e que vai suportar uma coroa que é colocada sobre ele.
Qualquer pessoa pode colocar um Implante Dentário?
As contraindicações para este tratamento são raras e muitas vezes temporárias (ex. diabetes não controlada, tratamento oncológico recente, etc). De uma maneira geral se não houver um quadro clínico complicado, a colocação de Implantes não levanta qualquer problema.
Quais as vantagens de um Implante em relação a uma Prótese convencional?
O Implante dentário é de todos os tratamentos o que mais se assemelha aos nossos dentes originais. Assim, existem vantagens óbvias a nível estético, de conforto, fonético e de durabilidade. A colocação precoce do Implante, isto é, pouco após a extração do dente, traz ainda a vantagem de prevenir a reabsorção do osso maxilar e assim evitar o aparecimento de sinais externos de envelhecimento como rugas e perda da dimensão da boca.
Quanto tempo demora a fazer o tratamento?
Durante esse período o Paciente fica sem dente?
A duração de um tratamento depende de especificações técnicas deste (por exemplo, quantos Implantes a serem efetuados, ausência de osso ou de gengiva, etc) e da forma como o próprio decorre. De uma maneira geral, um Implante simples inicia-se pela colocação deste e 3 meses depois pode-se já ter a coroa. Durante esses 3 meses e para que o Paciente não fique desdentado pode-se fazer uma Prótese provisória removível ou dentes provisórios imediatos sobre os Implantes chamados cargas imediatas ou mais comumente os dentes na hora, os quais acarretam alguns riscos. O Paciente também pode optar por ficar sem dente durante esse período.
Mesmo quem não tem dentes próprios pode colocar Implantes?
Os Implantes têm diversas indicações que passam pela reabilitação de um dente, vários dentes ou mesmo de todos os dentes.
Aliás, esta última é uma das situações mais vantajosas e mais procurada da implantologia oral. Os Implantes permitem colocar todos os dentes fixos mas também ajudar na retenção de Próteses removíveis em Pacientes que, por terem pouca massa óssea, não consigam reter Próteses convencionais.
Muitas pessoas têm medo de colocar Implantes. É um procedimento doloroso?
Ao contrário de alguns receios da população em geral, este é um tratamento relativamente simples e totalmente indolor, uma vez que é feito com anestesia local.
Qual o preço de um Implante Dentário?
Os preços dos tratamentos devem-se aos custos e qualidade do material usado, ao número de consultas necessárias e à formação constante que os Médicos Implantologistas têm que fazer. Os custos também podem variar de acordo com alguns requisitos para atingir a excelência do resultado, como por exemplo, criar gengiva, acrescentar osso, utilizar algum componente especial, etc. Assim os preços podem variar ligeiramente mas é por norma um tratamento um pouco mais dispendioso que a maioria dos tratamentos orais.
Qual a taxa de sucesso e a duração de um Implante Dentário?
Os resultados atuais são realmente fantásticos e atingem valores superiores a 98% de taxa de sucesso, desde que realizados por profissionais experientes e devidamente formados. A duração prevista para um Implante, desde que a sua manutenção seja bem feita é muito grande podendo chegar a mais de 25 anos.
Por vezes as coroas ou Próteses poderão ter de ser substituídas pois, tal como os nossos dentes, vão sofrendo desgaste.
E quem não tem osso suficiente para colocar Implantes?
Os desenvolvimentos recentes na implantologia são tão grandes que se pode dizer que quase todos os casos podem ser reabilitados. Quando existem reabsorções consideráveis do osso temos tanto a opção de acrescentar volume ósseo para poder colocar Implante, como de usar Implantes diferentes que não necessitam de enxertos ósseos chamados de Implantes zigomáticos.
Que cuidados se devem ter com a manutenção do Implante Dentário?
Apesar de serem materiais artificiais e por isso não terem cáries, os Implantes necessitam de uma manutenção com uma boa higiene oral para manter a gengiva à sua volta saudável. Esta não deve ser diferente da que já usualmente fazemos com os nossos dentes com a escovagem, uso de fio dentário ou escovilhão e utilização de colutórios. Também se deve fazer uma revisão semestral no Médico Dentista, para que seja feita uma limpeza mais pormenorizada.
Os Pacientes que colocam Implantes sentem melhorias no seu dia-a-dia?
Além da vantagem em termos de conforto por ser um tratamento que permite quase replicar uma peça dentária original, traduz-se na restituição da confiança e qualidade de vida. Lembro-me sempre dos relatos de Pacientes que referem que as suas Próteses caiem nas situações mais inconvenientes ou dos que têm de pensar no lado bom para a fotografia pois no outro faltam-lhe dentes….
Existe ainda a vantagem funcional de uma mastigação mais eficaz, com uma higiene mais facilitada.