Cirurgia Oral
Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
Esta área é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos ou supranumerários. Para além destas situações, a extração de um dente pode ainda estar relacionada com a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária.
É assim responsabilidade da Cirurgia Oral, tratar ou corrigir um problema previamente diagnosticado e que necessita de solução cirúrgica, bem como o diagnóstico e remoção de quistos ou tumores gengivais.
Casos clínicos mais complexos exigem que outras áreas da Medicina Dentária disponibilizadas pela Clínica Santa Madalena, tais como a Implantologia, a Ortodontia, a Prótese Fixa e Removível ou a Periodontologia, trabalhem em articulação com a Cirurgia Oral, privilegiando-se nestas situações um plano de tratamento integrado e multidisciplinar.
Saber mais...
Extrações Cirúrgicas de Dentes inclusos e Dentes Supranumerários
Designam-se por inclusos os dentes que não chegam a erupcionar. A não erupção de um dente pode ser motivada por várias razões, sendo uma das mais comuns a falta de espaço na arcada dentária. Se não forem removidos, a constante pressão causada pela tentativa de erupção pode originar diversas complicações na cavidade oral, tais como como:
- Cáries dentárias nos dentes vizinhos
- Alterações da sensibilidade
- Inflamação das mucosas
- Mal posicionamento dos dentes
- Patologias como quistos e tumores
Por serem os últimos a nascer, os dentes do Siso (últimos molares) são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos nos maxilares, isto é, não erupcionam. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente ser extraídos.
Contudo, existem também situações em que o organismo produz dentes extra, os supranumerários, que não têm espaço para erupcionar.
Remoção de Quistos e Tumores
A remoção de quistos ou tumores exige igualmente a intervenção da Cirurgia Oral. Na origem de alguns quistos pode estar um dente incluso não removido. Existem casos em que a infeção ou o quisto estão localizados na extremidade da raiz do dente. Nessas situações, recomenda-se a desvitalização ou redesvitalização do dente. Se a infeção persistir, a remoção do quisto terá que ser efetuada cirurgicamente.