Ortodontia
A Ortodontia é a área da medicina dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de maneira harmoniosa, devido à má posição destes e dos maxilares.
O início do tratamento dá-se através de um estudo que envolve a análise cefalométrica da radiografia de perfil, análise dos modelos da boca, análise das fotografias e da história clínica. Só a partir desse estudo é que se poderá saber qual o tipo de aparelho a utilizar, podendo ser necessário aplicar aparelhos removíveis, fixos e/ou biomecânicos.
A duração dos tratamentos ortodônticos dependem de vários fatores podendo demorar meses ou anos, mas em média duram entre 1,5 - 2 anos.
Um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.
Esta área de intervenção melhora a oclusão dentária, promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de traumas na gengiva, osso e ligamentos.
Testemunhos...
CSM - Maria, como é que vieste parar à Clínica Santa Madalena?
Maria - Não fui eu quem decidiu, mas sim os meus pais. eles souberam de um protocolo que a Clínica tem com a Associação Portuguesa das Famílias numerosas (Programa especial de Ortodontia), que tem muitas vantagens em Ortodontia. Além disso, eu tenho o seguro da Médis, que também tem acordo com a Clínica e uma amiga minha já tinha colocado um aparelho fixo na Clínica Santa Madalena e tinha ficado muito satisfeita.
CSM - Quanto tempo durou o teu tratamento?
Maria - Eu coloquei o aparelho aos doze anos e, como tinha os dentes muito tortos, o tratamento durou cerca de 2 anos.
CSM - Este tratamento provocou alguma dor?
Maria - Não. não dói nada. Apenas tive de ir à Clínica uma vez por mês, para controlar, e até foi engraçado, porque cada vez que lá ia, a minha Médica trocava-me as cores dos elásticos das “brackets”.
CSM - Estás satisfeita com o resultado?
Maria - Estou. Acho que os meus dentes ficaram ótimos!
CSM - Então recomendarias a Clínica aos teus amigos?
Maria - Sim, sim. O mais possível!

Maria
13 anos (esq.), 14 anos (centro) e 15 anos (dir.)
Saber mais...
Em que idade se deve efetuar a primeira consulta de Ortodontia?
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia, com o seu Médico Dentista, por volta dos 5-6 anos de idade, após o nascimento dos primeiros dentes definitivos, para avaliação das necessidades de tratamento.
Quais são os benefícios do tratamento Ortodôntico?
A correção da posição de dentes e/ou maxilares pode alterar o aspeto facial conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspeto, a expressão oral e a autoestima do Paciente.
Os dentes apinhados são mais difíceis de limpar, estando por isso, mais sujeitos a cáries e a problemas de gengivas ao longo da vida. Os dentes salientes estão mais sujeitos a fraturas.
O correto alinhamento dos dentes, torna possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas. Permite uma boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares da face e do sorriso com benefício em termos de saúde e bem-estar geral.
Quais são as principais causas dos problemas ortodônticos?
Existem várias causas para os problemas Ortodônticos. Os problemas mais comuns são:
- Apinhamento (falta de espaço)
Um dos problemas mais comuns é a falta de espaço que pode aparecer isolada ou associada a outros problemas.
Quando os dentes de cima estão por dentro dos dentes de baixo.
Quando os dentes superiores se encontram salientes ou quando o queixo está recuado em relação à cara.
Quando os dentes inferiores se encontram adiante dos dentes superiores.
Os aparelhos de Ortodontia provocam dor?
A colocação do aparelho fixo não provoca dor porque o aparelho é ajustado aos dentes, na primeira semana pode provocar algum desconforto que depois desaparece.
Quanto tempo demora o tratamento?
Em média 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.
Que tipos de aparelhos Ortodônticos existem e como é que os dentes são movimentados?
Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis, especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas, através de forças suaves exercidas, levando-os a moverem-se para o sítio desejado.
Os aparelhos requerem cuidados especiais de higiene oral?
À necessidade de escovar os dentes cuidadosamente pelo menos duas vezes por dia, bocheche a boca com água após as refeições e antes de se deitar bocheche durante um minuto com um elixir fluoretado.
Em relação à alimentação, alimente-se de uma forma correta durante o tratamento, evitando alimentos muito duros ou pegajosos.
Os aparelhos de Ortodontia provocam dor?
A colocação do aparelho fixo não provoca dor porque o aparelho é ajustado aos dentes. Na primeira semana pode provocar algum desconforto que depois desaparece.
Os dentes direitos ajudam a manter uma dentição sem problemas ao longo da vida.