Coloridas e irresistíveis, as mesas de Natal dos portugueses estão repletas de alimentos que nos convidam a fazer excessos alimentares. No entanto, o Natal não são só doces, também há o bacalhau, as couves, os frutos secos e outras opções equilibradas, que beneficiam a nossa saúde e que podem ser consumidas com menos restrições nesta época festiva.

Bacalhau
O bacalhau não pode faltar numa mesa portuguesa. A forma de confeção mais comum é o bacalhau cozido, acompanhado de batata e couves. Este peixe magro é uma opção equilibrada, pois é uma boa fonte de proteína, vitamina D e B12, fósforo, potássio, magnésio e selénio. Temperado com azeite, acrescenta ácidos gordos essenciais ao prato e realça o seu sabor.

Polvo
Seja cozido ou à lagareiro, o polvo também pode ser protagonista da consoada, principalmente no norte de Portugal. Apesar de ter um baixo teor de gordura, o polvo contém ácidos gordos ómega-3, benéficos para a saúde cardiovascular. É também rico em proteína de qualidade e uma boa fonte de vitamina B12, selénio e zinco.

Peru
Assado no forno é como normalmente o peru chega à mesa de Natal. Enquanto carne branca, o peru tem um teor reduzido de gordura, sendo o peito a carne menos calórica. Resista a recheá-lo para não adicionar mais gordura. Como é rico em proteína, aumenta a saciedade.

Couves
As couves portuguesas também não podem faltar a acompanhar o bacalhau, o que torna o prato mais rico do ponto de vista nutricional. Ajudam a reduzir o risco de diabetes e de cancro e são amigas do coração porque contêm fibras, vitaminas e minerais e são pouco calóricas.

Frutos secos
Nesta altura do ano comemos habitualmente pinhões, nozes, amêndoas, avelãs, etc. que trazem inúmeros benefícios à nossa saúde: protege o coração, diminui o risco de doenças como diabetes e cancro, além de reduzir o risco de mortalidade de um modo geral.