Deixamos algumas dicas simples, para que mantenha a sua saúde oral sob vigilância

Alimentação
Uma dieta saudável ajuda em tudo. Também na saúde oral. Certas vitaminas, em particular, demonstram ser benéficas para a constituição de dentes saudáveis, nomeadamente o cálcio e a vitamina C. Está comprovado que o cálcio é eficaz para ter dentes fortes e que a vitamina C é um antioxidante poderoso, que desempenha um papel importante no desenvolvimento e estabilização de gengivas saudáveis. Um consumo equilibrado dos diversos alimentos com especial atenção aos produtos lácteos, frutas e legumes são indispensáveis.

Menos açucares
Evite o consumo e a frequência da ingestão dos mesmos.

Evite o tabaco
Entre vários elementos menos positivos, cria acumulação de tártaro, danifica gengivas e mancha a dentição.

 

Dentro dos cuidados a ter com a higiene oral (sempre importante para a saúde oral) Escovar os dentes de forma regular é importante, tal como:

Usar fio dental, elixir e uma pasta de dentes com a quantidade apropriada de flúor, promovendo assim a remoção de restos alimentares inacessíveis às escovas e manter um bom hálito.

Realizar a escovagem da língua: estima-se que este hábito, realizado 1 vez por dia, elimine em 40% as bactérias desta superfície.

Trocar de escova a cada 3 meses – com as repetidas utilizações, as escovas dentárias perdem algumas das suas características e acabam por se tornar em possíveis focos de bactérias. A substituição das mesmas é por isso muito importante.

 

Por último, o que seria uma boa saúde oral sem a visita regular (pelo menos 2 vezes por ano) ao seu dentista?