Dezembro é, para muitos, o melhor mês do ano. As ruas estão iluminadas, as casas enfeitadas e o espírito é de paz e amor. Entre refeições para toda a família e prendas, é fácil gastar de forma desregrada e há quem pense que não é possível poupar dinheiro no Natal. Veja as nossas sugestões:
Orçamente o seu Natal
O primeiro passo para conseguir poupar dinheiro no Natal é o planeamento estratégico dos custos. Faça uma estimativa de quanto acha que vai gastar em refeições, e, para as prendas, elabore uma lista com os nomes das pessoas que quer presentear.
Fuja das compras de última hora
As compras nos dias antes do Natal são o pior inimigo da poupança. Deve tratar de tudo o mais cedo possível. Além disso, os preços podem aumentar mais perto dos dias de festa e a poupança vai por água abaixo.
Diminua o número de idas às compras
Talvez nunca tenha parado para pensar no dinheiro que se gasta em deslocações para compras de Natal. A tarefa requer planeamento e organização, mas vale a pena.
Recicle as decorações de Natal
Ainda não decorou a casa a rigor? Perfeito. Utilize as de anos anteriores, mas altere a disposição, para obter um resultado final diferente.
Ilumine a casa de forma inteligente
A época é propícia a gastos até no que toca à fatura de eletricidade. Das iluminações às comidas de forno, há muito por onde pode poupar. Recorra a lâmpadas de baixo consumo, e ponha mais do que um tabuleiro ao mesmo tempo no forno.
Use e abuse do amigo secreto
Esta é uma técnica perfeita para conseguir poupar dinheiro no Natal. Segundo a metodologia do amigo secreto, cada pessoa precisa de se preocupar apenas com uma prenda. Todos recebem algo e a noite é divertida.
Ofereça presentes em conjunto
Além do amigo secreto, sugerimos que se junte a familiares ou amigos para oferecer prendas em conjunto. Assim, o presente até pode ser mais dispendioso, mas estará a poupar porque divide a despesa.
Reaproveite o papel de embrulho
Bem sabemos que abrir as prendas continua a ser um dos momentos altos da noite de Natal, mas faça-o com alguma cautela e evite rasgar o papel de forma desregrada. Só assim poderá guardá-lo para o reutilizar no ano seguinte.