Aparelhos Autoligáveis. O que são?
Estes aparelhos consistem num conjunto de braquetes com um mecanismo de “portas” que são abertas e fechadas de maneira a segurar os fios durante o processo de alinhamento dos dentes. Isto é, não necessitam de ligaduras elásticas (os conhecidos elásticos de cores dos aparelhos convencionais) nem metálicas para agarrar o fio aos braquetes.
Vantagens de escolher o Aparelho Autoligável
Estes aparelhos podem ser metálicos ou estéticos. No caso particular dos aparelhos autoligáveis estéticos, estes são compostos por um material (cerâmica) que é concebido com o intuito de ser menos visível nos dentes dos pacientes.
Comparando com os aparelhos de braquetes convencionais, o processo de cimentação do aparelho é muito semelhante. No entanto, o facto dos aparelhos autoligáveis terem o mecanismo de porta falado acima, permite que haja muito menos atrito entre o fio e os braquetes, resultando, consequentemente, num movimento dentário mais rápido. Além disso, esta técnica permite maior liberdade de movimento dentário com muito menos desconforto pois são utilizadas forças mais leves devido à redução do atrito.
Com este mesmo mecanismo de porta, deixa de ser necessário as ligaduras elásticas que têm a tendência de perder a sua força e capacidade de segurar o fio com o tempo. Esta não necessidade de trocar frequentemente de elásticos fazem com que o intervalo entre as consultas possa ser maior, conseguindo espaçar as mesmas até de 8 em 8 semanas. Criando, assim, menos dependência do paciente para as consultas de controlo.
A ausência de elásticos traz ainda outra vantagem. Não tendo elásticos, existe uma menor probabilidade dos alimentos ficarem presos nos braquetes, tornando mais fácil a escovagem e passagem do fio dentário e, desta forma, uma melhor higiene oral.
Em que casos são indicados?
O Aparelho com braquetes Autoligáveis pode ser utilizado em grande parte dos tratamentos ortodônticos. Devido às suas características que permitem criar menos atrito e uma maior liberdade de movimentos dentários, é o tratamento ideal para casos com grandes apinhamentos, isto é, casos com falta de espaço.
Adicionalmente, este tipo de técnica faz com que exista uma menor necessidade de extrações, devido à sua capacidade de expansão.
Outra grande vantagem é iniciarmos todo o processo de mecânica mais cedo e, desta forma, terminar o tratamento mais rapidamente e com mais facilidade, como em caso de fechamento de espaços. Assim, este tratamento dá uma motivação extra a pacientes adultos, que pretendem o tratamento no menor tempo possível.
Veja aqui a nossa página sobre Aparelhos Dentários