As Mulheres experimentam mudanças únicas em cada fase da sua vida que podem afetar a saúde dos seus dentes e gengivas. De uma forma geral, é importante que estejam atentas à sua Saúde Oral e que sigam uma rotina diária cuidada, incluindo escovagem, uso do fio dentário e consultas regulares ao dentista para exames e tratamentos preventivos.
Aqui estão alguns exemplos de como a Saúde Oral poderá ser afetada em cada fase da vida:
Infância e adolescência
Durante a infância e adolescência, as raparigas podem experimentar a erupção dos dentes permanentes e a necessidade de aparelho ortodôntico para corrigir dentes tortos ou desalinhados. Além disso, a adolescência é uma época em que o consumo de açúcar e alimentos processados pode aumentar, originando um maior risco de cáries e doenças gengivais.
Idade reprodutiva
Durante a idade reprodutiva, as mulheres podem experimentar mudanças hormonais significativas durante a gravidez, menstruação e menopausa. Essas mudanças podem aumentar o risco de doenças periodontais, cáries e outros problemas orais. É importante manter uma rotina diária de cuidados adequados e visitar regularmente o dentista durante essas fases.
Gravidez
Durante a gravidez, as mulheres experienciam uma série de mudanças hormonais e físicas que podem afetar a Saúde Oral, podendo ainda sentir náuseas e manifestar alguma dificuldade em manter uma rotina diária.
Menopausa
A diminuição dos níveis de estrogênio na Menopausa pode causar perda óssea e atrofia das gengivas, podendo aumentar o risco de doenças periodontais e perda dentária. É muito importante manter uma rotina diária de cuidados orais adequados e visitar regularmente o dentista durante esta fase da vida.