+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

A Máscara Descartável e a sua pegada ecológica

Evite o uso de máscaras cirúrgicas (descartáveis). As máscaras cirúrgicas são recomendadas para profissionais de saúde, doentes ou suspeitos, cuidadores e pessoas em maior vulnerabilidade. Por serem menos poluentes, devemos optar por máscaras reutilizáveis (e certificadas) seguindo uma orientação da OMS e DGS.  Usar uma máscara é importante para nos protegermos, mas ao privilegiarmos (nas circunstâncias aconselhadas) a máscara reutilizável, estamos a proteger as pessoas e o próprio planeta.

A dimensão

De acordo com estimativas da organização Greenpeace Taiwan, entre fevereiro e meados de maio, foram produzidas e usadas cerca de 1,3 biliões de máscaras cirúrgicas apenas naquela zona. Supondo que cada máscara pesa 4 gramas, estamos a falar de 5.500 toneladas de lixo apenas em 3 meses.  Cada camião de lixo é capaz de transportar 5 toneladas, o que nos indica que apenas num período de três meses, Taiwan produziu e utilizou máscaras suficientes para encher 1.100 camiões de lixo. Imaginemos o que seria se biliões de pessoas em todo o mundo escolhessem, apenas e só, máscaras descartáveis ​​dia após dia.

Os riscos principais que podem causar impactos ambientais e sociais

1. Representam riscos sociais e ambientais, tanto de curto como de longo prazo. 

Além do tecido-não tecido e do carvão ativado, as máscaras cirúrgicas também contêm grandes quantidades de polipropileno (PP), um tipo de plástico cuja degradação é muito lenta e liberta diversos químicos poluentes. 

2. Máscaras usadas podem chegar ao ambiente marinho

Estas máscaras podem ser confundidas por alguns animais marinhos com comida. Além disso, partículas de plástico libertadas pela degradação das máscaras também permanecerão nos oceanos por muitos anos, entrando na cadeia alimentar, afectando também a espécie humana.

 

Fontes: 

https://www.dn.pt/mundo/oms-atualiza-informacao-sobre-mascaras-e-apela-a-que-se-usem-em-publico--12284854.html

https://www.greenpeace.org/international/story/44629/where-did-5500-tonnes-of-discarded-face-masks-end-up/

https://www.greenpeace.org/international/story/44363/reusable-masks-covid-plastics-safety-health/


Voltar