+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

Higiene Oral

A Higiene Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica à remoção de placa bacteriana e tártaro, remoção de manchas exteriores, alisamento radicular, polimento de dentes, branqueamento dentário, aplicação de selantes de fissura, aplicação de dessensibilizantes, aplicação e remoção de pensos periodontais e educação para a saúde oral.

 

Trata-se de uma área de intervenção dirigida ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais tendo um papel determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras áreas de intervenção. Neste âmbito, salientamos também a sua vertente pedagógica que através do ensino e demonstração de técnicas específicas contribui para a melhoria da saúde oral.

Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos resíduos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um conjunto de bactérias que, se não removidas, darão origem à formação de placa bacteriana e tártaro, as principais causas de cáries e doenças periodontais.

Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas ao Higienista Oral devem ser regulares (no mínimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconselhados pelo médico/higienista devem ser seguidos. Estes cuidados incluem uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentário (pelo menos uma vez ao dia e preferencialmente à noite) e o recurso a elixires/colutórios.

Se apresentar sintomas como hemorragia ou dor nas gengivas durante a escovagem, mau hálito e sensibilidade constante, marque uma consulta com o seu médico/higienista.


Saber mais...

Subscrever Newsletter