Estética Dentária

Esta área da Medicina Dentária dedica-se a diferentes tratamentos dentários estéticos, atuando na correção de dentes fraturados, lesionados por cárie, manchados, correcção de diastemas (espaços existentes entre os dentes), na realização de tratamentos de branqueamento e na colocação de piercings dentários.

O sorriso é uma das primeiras coisas que os outros reparam em nós. Se temos dentes escurecidos, pigmentados, disformes, fraturados, com espaços entre eles ou simplesmente mal posicionados, isso pode afetar o modo como interagimos com as outras pessoas, ao inibir a nossa vontade de rir e sorrir.

Atualmente, recorrendo a técnicas e materiais de ultima geração, a Estética Dentária permite fazer alterações subtis nos dentes de modo a devolver-lhe um sorriso bonito e natural, contribuindo para uma melhoria da sua autoestima.

 

Das técnicas usadas pela Clínica Santa Madalena nesta área, devemos destacar:

 

1. Restaurações Estéticas

Através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais, os dentes fraturados e as lesões dentárias causadas por cárie são tratadas e as inestéticas restaurações de amálgama antigas e/ou pigmentadas são substituídas, atingindo-se excelentes resultados estéticos.

2. Facetas Estéticas

As Facetas Estéticas são capas muito finas feitas em cerâmica ou compósito que são coladas sobre os dentes naturais para corrigir a forma e a cor dos dentes. As facetas são a solução mais estética e conservadora para uma grande variedade de problemas dentários e são muitas vezes usadas em combinação com técnicas de branqueamento dentário.

3. Branqueamento dentário

O branqueamento dentário é um procedimento utilizado com o objetivo de clarear a cor dos seus dentes, tornando-os mais brancos.

Pode ser feito de duas formas:

  • No consultório em cerca de 1h, onde é colocado um gel diretamente sobre a superfície dentária que é ativado com uma luz lazer;
  • Em ambulatório onde, através da utilização de uma moldeira/goteira feita à medida da boca do paciente, este aplica comodamente em sua casa um gel branqueador de acordo com as instruções dadas pelo médico para o seu caso específico.

Ambas as técnicas podem ser complementares, dependendo de cada caso. Quando utilizadas em conjunto, o efeito mantém-se por mais tempo.

 

Por vezes um dente que foi desvitalizado por ter sofrido um traumatismo ou cárie dentária escurece, podendo por isso também ser branqueado através de um branqueamento interno.

Aconselhe-se com o seu médico dentista sobre qual a técnica de branqueamento mais adequada para o seu caso específico.

4. Piercing Dentário

Um piercing dentário não é mais do que um brilhante colocado sobre a superfície visível de um dente. Estes brilhantes podem ter vários formatos e cores, adaptando-se a todos os seus desejos.