+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

A chucha faz mal aos dentes?

8 CONSEQUÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO DA CHUPETA

Ajudar os filhos a abandonar a chupeta é um dos principais dilemas dos pais.
Enquanto se definem estratégias e se analisam truques, mitos e dicas, é importante ter em mente os efeitos deste hábito nos dentes das crianças.


A sucção é a primeira atividade muscular coordenada do recém-nascido. Ao chuchar a chupeta, o polegar ou um brinquedo, (sucção não nutritiva) o seu bebé procura a sensação de segurança e conforto. No entanto, de acordo com alguns estudos, a amamentação é suficiente para satisfazer as necessidades físicas e emocionais do seu filho.

As consequências da utilização prolongada da chupeta, depois dos 36 meses de idade, podem passar por:

1 – Mau posicionamento dos dentes
2 – Os dentes superiores não cobrirem os inferiores (mordida aberta anterior)
3 – Inclinação dos dentes
4 - Maxila ‘apertada’, pouco desenvolvida, não encaixando na mandíbula (mordida cruzada posterior)
5 - Cárie precoce de infância
6 - Alterações na fala
7 - Alterações na deglutição
8 – Alterações na respiração.

Estas consequências variam em função da saúde e alimentação da criança, bem como da frequência, duração e intensidade com que utiliza a chupeta.
Eliminar este hábito enquanto a criança ainda tem os dentes de leite, traz enormes benefícios e aumenta as probabilidades de autocorreção dos dentes.

Aconselhe-se com o seu dentista quanto à melhor forma de terminar com este hábito.

 

Venha conhecer a Clínica Júnior!

Localizada na Clínica Santa Madalena do Sintra Retail Park (em frente ao McDonalds), a Clínica Júnior é um espaço autónomo, pensado e decorado para os mais jovens, para tornar as idas ao dentista um momento divertido. Dispõe de uma equipa médica focada no acolhimento dos mais novos, nas áreas de odontopediatria, ortodontia e higiene oral. Agende hoje mesmo a consulta do seu filho, com toda a comodidade, através do nosso site ou através da linha de apoio (210 302 360).

 

 

 

 


Voltar