+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

Dr, será que com esta idade ainda posso endireitar os meus dentes? Vale a pena?

Dr. Mário Robalo
(ortodontista nas clínicas Lisboa – Conde Redondo e Lisboa – Parque das Nações)

 

Sim, pode. E sim, vale a pena.

É uma pergunta comum que os nossos Pacientes nos fazem. Pode-se dizer que já há algum tempo que o tratamento ortodôntico deixou de ser quase só para crianças e jovens adolescentes sendo colocados cada vez mais aparelhos em Pacientes adultos.

Os aparelhos ortodônticos têm evoluído consideravelmente na última década e tornaram-se mais leves e mais estéticos: os componentes metálicos tornaram-se mais pequenos e abundam as soluções de tratamentos mais estéticos e com aparelhos quase invisíveis.

Por outro lado, a rapidez do tratamento também aumentou, em particular com o recurso a sistemas de brackets auto-ligáveis, como é o caso do sistema Damon e que possibilitam que os dentes se movimentem de forma mais rápida e em muitos casos com menos desconforto para os Pacientes.

Tratamentos mais estéticos, mais rápidos e menos dolorosos resultam na combinação perfeita para que mais adultos possam colocar aparelho, independente da idade que possam ter. O tratamento ortodôntico não difere muito entre crianças e adultos, dado que a dentição pode ser movimentada em qualquer idade, desde que os dentes e as gengivas se encontrem saudáveis.

Por outro lado, muitos adultos têm vindo a adquirir uma maior consciencialização da necessidade de uma boa saúde oral e, neste sentido, dentes bem alinhados são mais fáceis de escovar e higienizar.

E é por todos estes fatores que, na realidade, em muitos locais os adultos representam quase metade dos pacientes em tratamento ortodôntico, alimentados pela esperança de obterem finalmente o sorriso bonito e saudável com que sempre sonharam.


Voltar

Subscrever Newsletter