+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

Doutor, posso comer maçãs depois de colocar um implante?

Esta pergunta e outras parecidas são comuns. E para a responder temos de definir alguns conceitos e subdividir esta resposta.

Em primeiro lugar, a colocação de um implante é um acto cirúrgico executado no gabinete dentário, com anestesia local e sem dor. Por ser um procedimento cirúrgico há que ter sempre alguns cuidados e passados cerca de sete dias remover a sutura.

Em segundo lugar, só algumas vezes o implante ou implantes receberão carga, ou seja, a colocação logo em seguida de uma coroa implanto suportada provisória ou de uma prótese total, que poderá ser definitiva ou provisória. Todas estas opções diferem muito de caso para caso e os critérios e decisões serão avaliados e explicados pelo Médico Dentista.

Em todos estes casos teremos em conta que o implante- o parafuso em titânio- tem que ter o máximo de estabilidade no período de tempo da sua osteointegração. Os alimentos duros são por isso desaconselhados. E os cuidados pós operatórios são imperativos e cruciais.

Prudência e paciência são, nesta fase, as virtudes a praticar e são vivamente aconselhadas para o sucesso da sua reabilitação. Depois de alguns meses, será efectuada uma impressão à cabeça do implante para, em laboratório, ser confeccionada a coroa (prótese fixa) que será aparafusada ou cimentada ao implante.

Os implantes são hoje em dia a melhor solução para a falta de dentes e são recomendados na generalidade dos casos. A qualidade de vida aumenta, melhora a estética e salvaguarda a saúde.

E, para concluir, a resposta à pergunta inicial:

Doutor, posso comer maçãs depois de colocar um implante?

Sim, pode comer maçãs- até é um fruto de grande valor nutritivo! Mas é melhor comer maça cozida ou assada até passar o período de integração óssea do implante dentário.

 

Dr. Rodrigo Faria de Castro
CSM Lisboa/Parque das Nações


Voltar

Subscrever Newsletter