+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

Dicas para cuidar melhor da saúde oral da crianças

#2: A partir de que idade deve uma criança começar a consultar um médico dentista?

A primeira consulta deve ser feita quando surgem os primeiros dentes de leite ou até a criança completar 1 ano de idade. Se houver uma boa saúde oral, as consultas devem ter uma periodicidade de 6 meses. Em situações de elevado risco de cárie, deve haver consultas de 3 em 3 meses.

#3: A partir de que idade deve uma criança começar a consultar um médico dentista?

A utilização do fio/fita dentária deve ser iniciada logo que possível pois permite uma melhor higienização dos espaços interdentários.

#4: ABC da escovagem

Devemos adequar a escovagem dos dentes a cada idade: Até aos 3 anos: deve-se limpar os lábios, gengivas e língua do bebé depois da amamentação, com uma gaze humedecida, preferencialmente à noite. Logo que nasçam os primeiros dentes deve-se usar uma escova macia e escovar os dentes 2 vezes por dia, especialmente depois da última refeição com uma pasta fluoretada;

3-6 anos: a criança deve começar a aprender a lavar os dentes sozinha, com a supervisão dos pais. Deve escovar os dentes com uma pasta com flúor (1000-1450ppmF) de quantidade semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança, 2 a 3 vezes por dia. Deve também começar a usar fio dentário logo que possível;

A partir dos 6 anos: a criança deve escovar os dentes com mais autonomia, 2 a 3 vezes por dia, usando uma pasta com flúor (1450ppmF) do tamanho de uma ervilha ou até 1cm e fio dentário.

#5: Como tornar a escovagem dos dentes mais divertida

  • Escovar os dentes em conjunto em frente ao espelho, a imitar os mais velhos;
  • Fazer da escovagem dos dentes um jogo, como uma corrida até à casade- banho, ou brincadeiras com música ao espelho;
  • Explicar à criança de uma forma divertida a importância de escovar os dentes, “os bichos maus devem ser expulsos da nossa boca!”;
  • Use um cronómetro colorido e alegre para “aguentarem” os dois minutos obrigatórios!

#6: O que são selantes de fissura?

O selante de fissura é um verniz que se aplica na superfície fissurada de dentes saudáveis com o objectivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie. Constitui um método preventivo, contudo, a sua aplicação deve basear-se na avaliação do risco de cárie por parte do Odontopediatra.

#7: O que fazer em casos de traumatismos nos "dentes de leite”?

Após um traumatismo dentário deve recorrer-se de imediato a um médico dentista pois um tratamento precoce pode minimizar o risco de complicações posteriores. No caso de um “dente de leite” cair acidentalmente, não deve tentar recolocá-lo no seu lugar uma vez que corre o risco de afetar o dente definitivo.


Voltar