+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

Alimentação Saudável, Dentes Saudáveis!

A alimentação é um fator crucial quando se trata de nossa saúde oral. Alguns alimentos, em especial os doces, geram ácidos que atacam e enfraquecem o esmalte dentário, provocando a destruição do mesmo. É o que conhecemos como cárie. Evitar a cárie depende fundamentalmente de uma dieta saudável com baixo conteúdo de açúcares.

Alimentação saudável, dente saudáveis!

O consumo de alimentos nutritivos variados é bom para o estado de saúde geral, incluindo a saúde oral.


Certas vitaminas, em particular, demonstram ser benéficas para a constituição de dentes saudáveis, nomeadamente o cálcio e a vitamina C, pelo que deverá incluir, no seu regime alimentar, alimentos ricos nestes elementos nutritivos. Está comprovado que o cálcio é eficaz para ter dentes fortes e que a vitamina C é um antioxidante poderoso, que desempenha igualmente um importante papel na síntese do colagénio, que ajudar a desenvolver e a manter gengivas saudáveis.

CÁLCIO

Os produtos lácteos, incluindo o leite, os iogurtes e o queijo, constituem boas fontes de cálcio. Muitos médicos recomendam o consumo diário de 1.200mg a 1.500mg de cálcio para a maior parte dos adultos, por isso poderá pensar em tomar um suplemento de cálcio, em especial se os produtos lácteos não fizerem parte regular da sua alimentação. Experimente também mudar para iogurtes magros ou com baixo teor de açúcar, dado que o açúcar e as bactérias fomentam as cáries.

VITAMINA C

Muitos frutos e legumes, incluindo os frutos vermelhos, as laranjas e a meloa, bem como os legumes verdes, incluindo os brócolos e os espinafres, são excelentes fontes de vitamina C. 

Como é evidente, para além de uma alimentação equilibrada, é importante seguir uma rotina de cuidados orais sistemática, com escovagem dos dentes duas vezes por dia e a utilização do fio dentário uma vez por dia, para uma boa higiene oral. E, sobretudo, não se esqueça de ir regularmente ao dentista e de lhe perguntar quais os efeitos da sua alimentação na sua saúde oral.


Voltar

Subscrever Newsletter