+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

A importância dos dentes de leite

A dentição humana tem como funções principais a mastigação e a fonética, mas também tem uma função social importante, que não deve ser menosprezada. Os dentes de leite são vinte e têm, adicionalmente, a função de guiarem a erupção (nascimento) dos dentes definitivos.

Os dentes de leite começam a nascer por volta dos 6 meses. Habitualmente surgem primeiro os incisivos centrais inferiores, seguidos dos incisivos centrais superiores. Seguem-se os laterais, primeiros molares, caninos e, entre os 24 e 30 meses, nascem os segundos molares. Contudo, as crianças não são todas iguais podendo haver variações ao anteriormente descrito.

A partir dos 6 anos, começam a surgir os primeiros dentes definitivos. Até aos 12 anos, as crianças apresentam uma dentição mista, ou seja, coexistem dentes de leite e dentes definitivos. 
A ausência precoce dos dentes de leite irá condicionar o correcto nascimento dos dentes definitivos, podendo provocar o seu mau posicionamento e obrigar mais tarde a tratamentos ortodônticos.
Os pais devem promover na criança hábitos e rotinas de higiene oral logo após o aparecimento do primeiro dente. Devem, ainda, levar as crianças ao dentista pelo menos uma vez por ano, sempre que haja uma queixa ou por indicação do pediatra.

As consultas de rotina sem queixas permitem que a criança se habitue ao ambiente do gabinete dentário sem o associar a qualquer situação de dor ou ansiedade.

Marque uma consulta de check-up para o seu filho com um dos nossos odontopediatras.


Voltar

Subscrever Newsletter