+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

A Dra Madalena Recorda...7 dicas para motivar o seu filho a escovar os dentes

Escovar os dentes não é uma atividade que esteja no topo das prioridades dos mais pequenos.

O que podemos fazer para os motivar?

 

  1. Rotinas divertidas. Ensinar pelo exemplo: as crianças adoram imitar os adultos e aprendem imenso a observá-los. Se o seu filho o vir escovar os dentes, diariamente, com boa disposição, irá querer imitá-la. De vez em quando, deixe a criança ajudá-la na lavagem dos dentes e a escovar os seus próprios dentes sozinha. É importante que a criança se consiga ver enquanto lava os dentes: coloque um espelho à altura dos seus olhos, na casa de banho.
  2. Conte-lhe uma história: explique-lhe porque é que a higiene oral é tão importante. Existem muitos livros com ilustrações que explicam , de forma clara e divertida, o significado e a finalidade de escovar os dentes.
  3. Faça-lhe um desenho: elabore um “calendário de sol e chuva”. Se ele escovar corretamente os dentes, pinte um sol; caso contrário, uma nuvem.
  4. 1, 2, 3...já está! Um cronómetro alegre e colorido, programado para três minutos (tempo ideal de duração da escovagem), poderá incentivar os pequenotes a cumprir a tarefa na perfeição. E por que não contar hipopótamos?
  5. Cante-lhe uma música: um poema ou uma canção sobre higiene oral poderá ajudá-lo, de forma alegre e divertida, a interiorizar e compreender melhor a importância dos hábitos diários: Um copo com água / Uma escova e pasta / Para lavar os dentes / É o que me basta!
  6. Pim, Pam, Pum: deixe que seja o seu filho a escolher a escova de dentes (de entre as que são aconselháveis para a idade dele). Tire partido da grande oferta que existe no mercado: encontrará certamente uma com o seu personagem infantil preferido.
  7. Dê asas à imaginação: crie personagens para personificar a cárie ou as bactérias e faça deles ‘os maus da fita’.

 

Venha conhecer a Clínica Júnior!

Localizada na Clínica Santa Madalena do Sintra Retail Park (em frente ao McDonalds), a Clínica Júnior é um espaço autónomo, pensado e decorado para os mais jovens, para tornar as idas ao dentista um momento divertido. Dispõe de uma equipa médica focada no acolhimento dos mais novos, nas áreas de odontopediatria, ortodontia e higiene oral.
Agende hoje mesmo a consulta do seu filho, com toda a comodidade, através do nosso site ou através da linha de apoio (210 302 360).


Voltar

Subscrever Newsletter