+351 210 302 360 CSM | Linha de Apoio | Marcações
PT | EN
NEWSLETTER

A confecção caseira e o consumo de bolos aumentaram em sua casa?

 

Sabia que o confinamento a que nos sujeitámos nas últimas semanas despertou a veia culinária de muitos portugueses?

E que a produção caseira de bolos, assim como o respectivo consumo, aumentou... exponencialmente?

Se a sua família foi uma das "afectadas" por este súbito surto de "excesso-de-açúcar-ingerido", leia este artigo da Sara Freitas, Higienista Oral das nossas clínicas do Centro Colombo e Montijo.

Leia com atenção os…

 

CONSELHOS PARA UMA BOA SAÚDE ORAL

 

Olá Sara, a Clínica Santa Madalena espera que se encontre bem neste período das nossas vidas. Sendo uma profissional da nossa clínica Santa Madalena Colombo e Montijo, pensámos que seria bom ouvir alguns conselhos seus na área da Higiene Oral e dos nossos hábitos de quotidiano.

 

Como têm sido estes dias de quarentena?

Têm sido vividos fundamentalmente de maneira positiva e em casa sempre, saindo só para efetuar compras de bens essenciais.
No entanto, gosto muito daquilo que faço e confesso que já tenho saudades dos pacientes, dos colegas, do trabalho.

 

Que cuidados tem tido com a sua saúde oral ou que todos nós devemos ter, agora que nos encontramos tanto tempo em casa?

Ter cuidados com a alimentação, tentar fazer uma alimentação equilibrada. Criar hábitos saudáveis de higiene oral, ou seja, escovar sempre os dentes após as 3 refeições principais e utilizar fio dentário e/ou escovilhão diariamente.

 

Bolos, bolos, bolos e doces - É perigoso este tipo de comportamento para os nossos dentes?

Sim é bastante perigoso, os bolos e doces são alimentos cariogénicos, pois contém açucares simples, como é o caso da sacarose e assim contribuem para o aparecimento da cárie.

 

Podemos pensar em comer menos doces e bolos, mas é sempre uma forma de nos mantermos ocupados e mentalmente mais saudáveis. A comida ajuda! Que equilíbrio podemos ter?

Tentar sempre evitar comer doces mas claro que com esta situação toda um docinho pode servir de conforto, assim, tentar comer logo após a refeição pois como vamos escovar os dentes a seguir o risco de ficar com restos de açúcares na boca é muito menor relativamente a comer os mesmo entre as refeições.
Se tivermos vontade de petiscar tentar sempre optar por alimentos mais saudáveis, frutas, legumes (por exemplo palitos de cenoura), frutos secos, iogurte natural.

 

Temos muitos pais em quarentena com os filhos. Por exemplo, uma criança de 3 anos com aftas nesta altura... O que podemos fazer? Evitando sair de casa?

Depende muito da situação, neste caso podemos sempre evitar comer alimentos muito ácidos e colocar um gel próprio para ajudar na cicatrização da afta. Caso não tenha nenhum gel não hesite em contactar um profissional, neste caso a clínica Santa Madalena tem um número para contacto e pode falar com o médico.

 

E alguém com uma dor num dente?

Nestes casos é sempre melhor entrar em contacto com a Clínica Santa Madalena que se encontra a atender urgências por telefone ou presencialmente dependo da urgência.

 

Que alimentos podemos procurar para ajudar a nossa saúde oral, para evitarmos que a falta de rotina nos crie dificuldades no futuro nos nossos dentes?

Manter uma alimentação saudável e diversificada á base de frutas, legumes, leguminosas, carne, peixe. Evitar o consumo de hidratos de carbono e alimentos processados.

 

Muita gente não sabe ou ainda tem dúvidas, sobre a periodicidade, movimentos e tempo... sobre a maneira como escovamos os nossos dentes. E o fio dentário. Agora que ninguém se pode queixar de falta de tempo, como é que realmente devemos agir?

Agora que não há a desculpa do tempo, temos de tentar incutir hábitos de higiene oral:

  • Escovar 3x ao dia, após as 3 refeições principais, pequeno almoço, almoço e jantar, com pasta de dentes fluoretada.
  • Efetuar o fio dentário e/ou escovilhão 1x por dia preferencialmente á noite e antes de efetuar a escovagem.
  • Se gostar, pode efetuar um elixir sem álcool de vez em quando, após a escovagem.
  • A escovagem deve ser feita com uma escova com cerdas macias, efetuar movimentos circulares com inclinação de 45graus para a gengiva, de modo a poder retirar o máximo de placa bacteriana.

 

Algum recado para os nossos pacientes para estes tempos de quarentena?

Fiquem em casa, cuidem-se e cuidem da vossa saúde oral. Mantenham hábitos saudáveis e pensamentos positivos.
Vai tudo ficar bem, nós estamos aqui caso precise de nós e vamos continuar a estar quando isto tudo passar.

 

Obrigado pela ajuda e de certeza ficámos todos mais informados sobre os cuidados que devemos ter e que nos possibilitem uma evolução positiva da nossa saúde oral a curto/médio prazo nesta nossa inesperada quarentena!

 

Obrigado
Mantenha-se em segurança.

Sara Freitas
Higienista Oral
Clínica Santa Madalena
Colombo e Montijo


Voltar